Tuesday, 25 February 2014

2ª aula: 24/02/2014

 Começamos a aula prática por editar a fotografia que serviria de campo/ fundo do nosso trabalho:


 Esta fotografia, tirada no pólo da UPTEC, foi editada em photoshop CS6 de modo a transformar a janela num espelho e assim criar o nosso cenário com base numa imagem real.
 Este foi o resultado final:



 O passo seguinte consistiu em adicionar o vulto disforme no espelho ...



... e seguidamente o vulto ''real':


 Para adicionar os elementos da comunicação visual aprendidos, duplicamos as linhas de fundo, aumentando progressivamente a sua distância e realçamos o pontilhado e textura do chão, através de um reforço das tonalidades naturalmente presentes na fotografia:


 Seguidamente, procuramos através do uso de várias texturas distorcer ainda mais o vulto visível no espelho. Estas foram as utilizadas no final:


Texturas e resultado obtido (não final)

 A espiral no rosto procura transmitir os sentimentos de confusão, de ''estar perdido'' que sujeitos com, por exemplo, distúrbios alimentares, por norma sentem. As grades no tronco representam a prisão que o corpo significa para as mesmas, o desejo de ser fisicamente diferente.
 Na imagem quase final, o vulto refletido no espelho encontram-se ainda mais irreconhecível e disforme. Por menção da professora, essa distorção foi inspirada na obra de Picasso Mulher ao espelho. O recorte do vulto real foi ainda aperfeiçoado e os contornos suavizados:


 O trabalho encontrava-se, nesta altura, quase terminado.  

Inês Teixeira, T5

No comments:

Post a Comment